A versão imprimível não é mais suportada e pode ter erros de renderização. Atualize os favoritos do seu navegador e use a função de impressão padrão do navegador.
Objetivo: Este artigo tem por objetivo ensinar a utilizar a opção de gerar faturamento agrupado no sistema ControlGás.
Obs.: O movimento Gerar faturamento agrupado serve para agrupar pedidos feitos de um determinado cliente, em um determinado período, e assim, emitir apenas uma nota fiscal constando todos os produtos vendidos nesse período, bem como fazer o lançamento financeiro das vendas apenas uma vez em seu sistema Controlgás.
Essa opção serve para os clientes que costumam comprar produtos várias vezes por mês (restaurantes ou condomínios por exemplo) e que não querem guardar várias notas fiscais das compras que fazem durante o mês, assim, sendo mais simples receber apenas uma nota fiscal constando todas as compras.
Para que seja melhor compreendido esse manual, é necessário que você saiba fazer Pedidos no sistema Controlgás, bem como fazer o Acerto Financeiro p/ Entregador .
1º Passo: Na página inicial do sistema Controlgás, no menu 1-Movimento, clique sobre a opção Gerar Faturamento Agrupado:
2º Passo: A janela Faturamento Agrupado se abrirá, nela, você deverá inserir primeiramente qual o Código do cliente o qual será faturado as vendas, e após, selecionar qual período que as mesmas foram feitas, informando a data inicial e final em Movimento Entre. Por fim, basta clicar em Exibir para que seja exibido os pedidos feitos por esse cliente no período especificado:
3º Passo: Após clicar em exibir, no campo localizado ao lado esquerdo da tela aparecerá os pedidos feitos pelo cliente nesse período, bem como informações sobre os mesmos, como Data Saída, Valor Total, Número do Documento, Série e o nome do cliente. Para escolher os pedidos a serem faturados, basta selecionar o desejado, e clicar no botão (ou utilizar uma das outras opções disponíveis), assim, passando o pedido para o campo localizado no lado direito da tela:
4º Passo: Após escolher todos os pedidos que deseja faturar, você deve habilitar ou desabilitar a opção Habilitar Financeiro: Essa opção serve para quando os pedidos feitos pelos clientes não são pagos no momento em que o pedido é entregue, deixando para que seja feito ao fim do mês (por exemplo), junto do faturamento agrupado. Assim, para utilizar essa opção, é importante que ao fazer o Acerto Financeiro p/ Entregador os pedidos desse cliente não sejam faturados, pois se não poderá dar divergências no caixa da empresa. (Qualquer dúvida acesse nosso chat: chat.controlgas.com.br)
Neste exemplo, deixaremos essa opção marcada. Por fim, basta clicar sobre o botão Gerar NF
5º Passo: A aba NF Agrupada se abrirá, nela aparecerá automaticamente informações como: código do cliente, itens e quantidade. Logo, basta conferir os itens, e na aba cabeçalho é necessário informar o modelo fiscal da nota que será emitida (nesse exemplo usamos NF-e Modelo 55), assim como o veículo utilizado na entrega (se achar necessário). Por fim, se a opção Habilitar Financeiro foi marcada anteriormente, será necessário preencher a aba Acerto com a forma de pagamento utilizada pelo cliente.
Após inserir todas as informações necessárias, basta clicar em Salvar para gerar o faturamento agrupado e emitir a nota fiscal na SEFAZ:
Tem alguma dúvida relacionada ao sistema ControlGás?
Acesse nosso chat : chat.controlgas.com.br ou
em contato pelo telefone (46) 3225-0639.
Atenciosamente, equipe ControlGás.