Dúvidas frequentes

De Controlgas
Revisão de 14h30min de 10 de fevereiro de 2015 por Gabriela (discussão | contribs)

Duplicidade em NF-e

Em virtude das comunicações da Sefaz com o ControlGás, pode haver a ocorrência de uma duplicidade no envio de uma NF-e. Quando isto ocorre basta clicar com o botão direito do mouse em cima da venda e clicar em Consultar situação do documento na Sefaz (Figura 1), se a mesma estiver correta retornará a mensagem 100 - Autorizado o uso de NF-e. Sendo assim, a mesma é consultada no site da Sefaz e passa a confirmação para o ControlGás de que a mesma já foi enviada e autorizada.



Figura 1: Consultando a situação do documento na Sefaz.


Envio de NF-e/NFC-e feita há três dias atrás

Mussum ipsum cacilds, vidis litro abertis. Consetis adipiscings elitis. Pra lá , depois divoltis porris, paradis. Paisis, filhis, espiritis santis. Mé faiz elementum girarzis, nisi eros vermeio, in elementis mé pra quem é amistosis quis leo. Manduma pindureta quium dia nois paga. Sapien in monti palavris qui num significa nadis i pareci latim. Interessantiss quisso pudia ce receita de bolis, mais bolis eu num gostis.


Cadastro de pessoa incorreto (erro ao enviar venda para Sefaz)

O Cadastro de Pessoas deve ser feito de forma correta para que o mesmo não traga problemas quando for emitido algo fiscal em cima de um a venda para tal cliente. Por isso, é importante que informações básicas sejam informadas de forma certa. Abaixo encontram-se casos frequentes de erro de envio de uma nota fiscal ou de consumidor eletrônica.

  • O campo CEP deve ser composto por oito caracteres, não podendo conter hífen (-) ou ponto.
  • Quando o cadastro de pessoa é de uma pessoa jurídica, os campos Incrição Estadual e CNPJ devem ser inseridos com valores existentes.
  • No caso de um cadastro de pessoa física, seu CPF deve também ser válido.
  • Caso haja a inserção de números de telefone/celular no cadastro do cliente, deve-se ter cuidado para o preenchimento correto de tais campos.


Envio de XML para cliente

No Cadastro de Pessoas na aba principal, há a opção de enviar o XML da nota fiscal para o cliente. Para isto, deve ser inserido o e-mail e selecionado a opção de Enviar NF-e neste e-mail (Figura 1).



Figura 1: Marcação da opção de envio de XML.


Caso haja mais de um e-mail para o envio, deve-se emitir a DANFE (tal opção aparece quando se clica com o botão direito dou mouse em sobre a venda) da venda e clicar no ícone de envelope/carta. Adicionando o outro e-mail no campo em branco e clicando na flecha que aponta para a direita para o registro passar para a lista de e-mails que o arquivo será enviado (Figura 2). Assim o XML da nota será enviado para mais de um e-mail.



Figura 2: Envio de XML para mais de um e-mail.